quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Zé do boné


Andy Capp.. Em Portugal, zé do boné, é uma bd criada por Reg Smythe e publicada pela primeira vez nos jornais Dayli Mirror e The Sunday Times em 1957. Em Portugal há mais de 50 anos no jornal "O Primeiro de Janeiro".

O nosso zé é das personagens de bd mais politicamente incorrectas de sempre, é um desempregado crónico que deambula entre a casa (onde passa o tempo a dormir no sofá da sala ou a ver jogos de futebol na televisão) e o pub de um bairro operário nos suburbios de Londres onde bebe cerveja até ficar embriagado, joga bilhar e namorisca as frequentadoras do lugar. A mulher de Andy, Flo, na casa dos 40 anos, pouco cuidadosa consigo própria e sempre de roupão e rolos no cabelo quando está em casa, passa a vida a aturar os comentários machistas do marido e a "rebocá-lo" para casa, acabando frequentemente envolvida em cenas de pancadaria doméstica.

O Andy Capp desde sempre teve uma grande influência tanto no movimento ultra como no casual, cada vez mais é habitual ver-mos a imagem do Zé em estandartes, faixas, sites, etc. É o culto de pub, violência, futebol e obviamente do modo de vida de um qualquer macho britânico. Quem acompanha o académico ja deve ter reparado que esta personagem é bastante utilizada pelo CUV, tanto em estandartes como no cachecol, é uma personagem bastante caricata com a qual vários elementos do grupo se revêm de alguma forma.

Deixo-vos aqui alguns quadradinhos ;)

http://www.creators.com/comics/andy-capp/archive.html?DATE_START=

2 comentários:

ultras-life disse...

Essa personagem do zé do boné é muito caracteristca de muitos Potugueses, anda embriegado, bate na mulher, ve os jogos na televisão, etc. Muito bom o blog. Parabens.

Peninha disse...

Aqui no Brasil é muito difícil encontrar produtos com a imagem do zé do boné